sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Novela do Uncle Ben's


Bom, antes de tudo eu gostaria de dizer que se tem um direito que eu faço questão de exigir é o de consumidora. Primeiro porque todos somos consumidores e segundo porque é um direito.

Agora senta que lá vem história. Praticamente uma novela das 8.

Tudo começou quando compramos um pacote de arroz de pacotinho (aquele que é só colocar na água e abrir o pacote depois) (pois é, não sei fazer arroz) da marca Uncle Ben's.

Minha mãe já havia usado uns 2 ou 3 pacotinhos da embalagem, quando me chamou pra ver um negócio estranho que havia dentro de um deles, logicamente ainda fechado, que ela iria usar para cozinhar naquele dia. (aliás, sorte que ela viu o negócio antes de colocar na panela)

Na mesma hora ligamos para o SAC da empresa explicando que havia algo não identificado no pacote e gostaríamos de enviar para perícia da empresa e saber o que era aquela sujeira/bicho/coisa preta dentro do pacote.

Pois bem. Lá se foram 4 dias sem retorno da empresa. Ligamos de novo. Mais 3 dias para finalmente virem buscar o pacote. Minha mãe deixou o pacote LACRADO no console ao lado da porta esperando pra virem buscar.

Com a tal demora, várias pessoas que visitaram a minha casa viram o tal do arroz com a sujeira. Eu havia feito umas fotos bem ruizinhas da sujeira pra minha tia ver. Mas na minha inocência de consumidora, nem pensamos que teríamos de usar estas fotos algum dia.

Pois bem. Depois de VÁRIOS dias, o pessoal da Uncle Ben's ligou e disse que eles analisaram o tal pacote e não viram NADA lá.

O diálogo foi mais ou menos assim:

- O QUE? COMO ASSIM NÃO TEM NADA? VOCÊ ACHA QUE EU SOU O QUE, HEIN? QUE EU IRIA LIGAR PRA EMPRESA VIR BUSCAR UM PACOTE QUE NÃO TEM NADA? (esta é minha mãe falando no telefone com o cara)

- Não, senhora. Não é isso. Mas é que (esse é o cara da empresa sem saber o que falar)

- EU TENHO FOTOS DA SUJEIRA, DO BICHO, DA COISA QUE ESTAVA DENTRO DO PACOTE!

- Senhora, veja bem. Acho que então nós mandamos pra perícia o pacote errado...

-ERRADO? VOCÊ ESTÁ ME ACHANDO COM CARA DE PALHAÇA?

(este foi o resumo da primeira ligação)

Depois de alguns minutos, o coitado do mocinho ligou de novo.

- Senhora, a senhora poderia nos enviar a tal foto?

- O QUE? VAI DIZER QUE VOCÊS NÃO SABEM COMO É A CARA DA TAL SUJEIRA? OK, EU MANDO. ¬¬

- Senhora, o problema é que eu acho que o pacote se PERDEU. Você poderia me dizer se a sujeira era dentro do pacotinho do arroz ou da embalagem?

- MAS QUE PORRA QUE VOCÊS ANALISARAM AFINAL DE CONTAS? CLARO QUE É DENTRO DO PACOTINHO DO ARROZ QUE ESTAVA LACRADO NÉ?

(daí depois de muitas desculpas esfarrapadas, muito blablabla, muito disse me disse, e afins, minha mãe disse que ia processar e fim de papo. mas ela queria um documento da empresa dizendo que não foi encontrado nada dentro do pacote. Lógico que a empresa não enviou nada. Eles são espertinhos e não mandaram documentos, só telefonaram. Na certa, se rolar processo eles dizem que a gente é louca e que isso nunca aconteceu, né?)

Enfim, daí o cara ligou mais algumas vezes. Nenhuma com soluções, pedido de desculpas, explicações, nada. Ligou pra bater papo, eu acho. Porque as ligações eram assim:

- Senhora, acho que perdemos a embalagem;
- Senhora, acho que analisamos a amostra errada;
- A senhora tem certeza que nos enviou isto?
- Senhora, acho que trocamos o resultado da sua perícia por um outro resultado;
- Senhora, a moça do laboratório talvez te ligue hoje, tá?
- Senhora temos outros produtos exelentes da marca Uncle Ben's não deixe de consumí-los;

Mas então, eu aqui no meu direito de consumidora estou me sentindo uma palhaça. Em pleno 2010 é inacreditável que uma empresa faça esta palhaçada comigo e com vocês também. Porque não sou só eu que estou sendo lesada nesta história. Se há um problema nas máquinas, no arroz ou na embalagem da Uncle Ben's, você que está lendo isso e compra o arroz desta marca, certamente está sendo prejudicado sem saber. Então fica aqui a minha dica para vocês:

1. Quando acontecer algo do gênero, PROCESSE. Não liga pra empresa não, porque as chances de você ser passado para trás são enormes.
2. Não envie a amostra que apresentou defeitos ou sujeiras. Pague um perito profissional em algum laboratório e entre em contato com a empresa só depois. Senão a empresa some com a amostra e você fica aí que nem eu, com essa cara de derrota.
3. procure um advogado. Isso não é ser sacana com a empresa, isso é um direito seu, porque você paga uma fortuna por tudo o que consome diariamente.
4. não importa a sua classe social. o direito é pra todos. a empresa não está fazendo favor pra nós. pelo contrário, você está pagando por este serviço.
5. Não comprem Uncle Ben's. Eles vendem arroz que vem com sujeira/bicho/porcaria/nojeira dentro e se nem o laboratório dos peritos enxerga isso, imagina então a zona que é aquela fábrica?

Agora me diz, você está ou não vendo a sujeira dentro do pacote:




17 comentários:

Katrina disse...

Bic! Relaxa...Quem tem que provar que não havia nada no saquinho é a empresa. Graças ao CDC temos a favor do consumidor um instituto chamado: inversão do ônus da prova, que, em resumo, transfere ao fabricante/fornecedor a obrigação de provar que o produto era bom, isso porque a empresa possui mais recursos financeiros e tecnológicos.
Processa mesmo!

Neysângela disse...

Nossa, eu fico muito p. da vida com a falta de respeito de certas empresas.
Uma vez comprei uma sandália de uma marca chique e bem conhecida, e o salto da dita cuja caiu na 2ª vez que usei. Voltei na loja p/ trocar, eles pegaram o produto p/ análise e depois de 1 mês a resposta foi que quebrou por excesso de uso. Como assim??? Eu tinha comprado a menos de 1 mês e usado 2 vezes. Impressão minha ou uma sandália é feita para durar bem mais que isso? E caiu só de 1 pé. Quer dizer então que eu sou Saci Pererê e usei demais um pé, mas o outro ficou perfeito. Procon neles!
Olha, eu acho que a gente tem que reclamar sim (felizmente algumas escutam e mudam), fotografar o produto, anotar o nº de protocolo da reclamação, gravar a ligação e outras medidas mais de proteção, mas essa de mandar para um perito particular sem passar antes pela empresa dá uma margem enorme para ela contestar o resultado e prejudicar um eventual processo. Infelizmente, hoje em dia, a gente tem que presumir má-fé de todos.
Boa sorte no processo e paciência para aguardar o resultado.

@Fabio_Batel disse...

Nossa owww, descaso total né? Esse povo tá nem aí para os consumidores mesmo, se der problema eles querem é se fazer de desentendidos e sumir com qualquer prova do erro deles (no caso o pacotinho com sujeira). Sorte que pelo menos você tirou foto para poder mostrar.
Olha uma coisa que sempre faço qndo ligo para esses lugares para reclamar e serve como dica também, sempre gravo as ligações caso eu fique puto e queira Processar.

Mas realmente, até eu que sou meio ceguim dá pra ver a anomalia no pacotinho. Sabe-se lá o que é isso.
Vocês chegaram mesmo a processar?

Natasha Lazzaretti disse...

Bic, acompanho vc e o Morryh no blog e no twitter. Como advogada, digo que você esteve/está certa em reclamar seus direito, mas infelizmente procurar os SAC's da vida não costumam surtir efeitos, APESAR DE SER ESSA A FUNÇÃO QUE ESSES ÓRGÃOS DEVERIAM DESEMPENHAR. Tenho vários processos semelhantes, em razão de corpos estranhos presentes dentro de produtos aquiridos, e a primeira providência, além de fotografar, é RETER O PRODUTO CONSIGO, porque com esse papo de perícia eles dão fim nas nossas provas.
Aqui no escritório tá cheio de garrafa com lixo dentro, pacote de biscoito com sujeira... td lacradinho e pronto pra ser apresentado em juízo, e analisado por peritos judiciais, estes sim, sérios e compromissados perante o Tribunal.
Beijos e boa sorte!

Unknown disse...

é, natasha. o problema é que a gente só descobre que essas coisas não funcionam da pior forma né?
vai saber se agora sem provas eu vou conseguir processar a empresa.
é uma pena isso. tira toda a nossa confiança na empresa.

valeu por todos os comentários. =)

Unknown disse...

Bic, meu anjo, as coisas são simples, eles no mais baixo calão, f**** você e sua família e ainda te chamaram de louca. Você tem fotos, é muito simples, aproveita sua articulação escrita, monta um artigo bem lindo e manda pra jornais, revistas e afins. Aproveita e pede pra algum canal sensacionalista mostrar seu caso, seu pacote vai reaparecer rapidinho e você vai, literalmente, f**** com eles também! É um direito seu como consumidora e uma obrigação sua como cidadã! Se precisar de ajuda, já presenciei vários casos @colombogabriel e gabrielcolombo2000@hotmail.com
Beijão e boa sorte!

Unknown disse...

Bic, pela foto do pacotinho a empresa é Uncle Ben's e não Uncle Bean's né?

Bic Muller disse...

eita, Rena. tem razão!
hahahaha
falha de escrita, mas nada que mude o caso, né?
já arrumei. valeu por perceber esse errinho. =)

Ivy disse...

Minha irmã achou bigatos dentro da embalagem de linguiça sadia, de caixinha, e ligaram pra ela oferecendo outra. Você acha?

Robs disse...

Manda essa história pra esse Blog aqui ó http://comacomosolhos.com/ Não sei se vc já conhece, mas o cara sempre manda bronca nesses assuntos...

Beijos

Sheila disse...

Se a empresa fosse séria, o mínimo que eles poderiam fazer é enviar pra sua casa o mesmo produto com qualidade e nenhum 'ser não identificado' no pacote.
Infelizmente o que te aconteceu só me faz reforçar uma decepção com os seres humanos que conversei com amigos neste último domingo: tem gente que adora dar uma de esperto em cima dos outros. Pessoas como os funcionários desta empresa me causa preguiça social.

Ana Cláudia Sant'Ana disse...

Eca!

Além da nojeira do pacote, essa nojeira de atendimento...

Temos que lutar pelos nossos direitos sempre! Sou dessas que não se calam também! Onde já se viu?

O pior de tudo é que eles "abduziram" a prova... nossa como fico brava, não tem como nãp ficar com raiva!

Nunca comprei e nunca comprarei!

Bjoo querida, se quiser te mando receita de arroz fácil de fazer! Muah

alice disse...

bic, tb te acompanho pelo morry e descobri seu blog hoje

olha, eu sei bem como é esse sentimento de revolta, impotência, por se sentir enganada e de braços amarrados... e olha q eu sou estudante de direito, oq só piora as coisas... eu ia até fazer a minha monografia sobre isso, mas até desanimei, sabe?

o problema todo é que o DESGASTE que se tem pra processar é tão maior do que o preço do pacotinho de arroz, que as pessoas acabam desistindo (e é com isso q a empresa conta, te vencer pelo cansaço)

no juizado especial vc n precisa de advogado e, em geral, eles invertem o ônus da prova

claro q n quer dizer q isso faz de tudo oq vc alega, uma verdade. o juiz tem o poder de livre convicção (ou seja, ele pode dizer q "mesmo estando provado q havia um corpo estranho no pacote da foto, n há demonstração clara de q a mesma pertence à autora, q o tal pacote realmente existiu, q a foto n foi adulterada, etc")

alem disso, qual seria o seu pedido? indenização por danos materiais? é o dobro do preço do arroz corrigido e só. dano moral vc n teve... até teve (na minha opinião) mas podem considerar isso "mero aborrecimento cotidiano q n enseja indenização", te achando uma louca por entrar na justiça por causa de um negocio de centavos

no seu caso, você tem as fotos e as testemunhas, o que facilita bastante. pena vc n ter pego o protocolo das ligações com a empresa

(aproveito pra perguntar ao Fabio_batel como ele grava as ligações, pq oq eu mais me desestimula a processar os outros é justamente a ausência de provas)

Monica F. disse...

Bic,
eu acabo de ter o mesmo problema com o arroz. Comprei uma embalagem tradicional (eu sei fazer arroz...rsrs). Ao abrir, um bichinho saiu rastejando do pacote!!! Vamos ver como será o tratamento dado. Mas, aqui fica um alerta: NÃO COMPREM ARROZ UNCLEBEANS!!!

Bic Muller disse...

monica, nao entregue de forma alguma a amostra pra eles
procure um advogado ou entre com recurso no juizado especial.
processa MESMO.
o nosso processo tá rolando e eles querem negociar por um valor ridículo por tudo o que passamos, sabe
esta é uma empresa que provou na justiça que não tem consideração nenhuma pelo consumidor. PROCESSA MESMO, e tenha a prova em mãos

Selene Sidney disse...

Quero ver eles negarem isso! Eu e minha família consumíamos há anos o arroz subgrupo parboilizado Classe Longo Fino Tipo 1 Original em saquinhos, produto top de linha da marca UNCLE BEN'S que é vendido a um preço mais caro do que o arroz comum.

Sempre comprei acreditando na qualidade do produto, mas me supreendi ao cozinhar o arroz , pois estava cheio de lagartas.

Verifiquei os pacotes que ainda não haviam sido cozidos e encontrei as larvas vivas andando dentro dos pacotinhos do arroz.

A embalagem estava lacrada e dentro do prazo de validade.

Atenção consumidor: não compre os produtos da empresa Masterfoods, especialmente o arroz UNCLE BEN'S.

A empresa não tem cuidado e a mínima higiene para produzir alimentos. É um caso para o Procon e vigilância sanitária!

Abaixo os dados a embalagem, fotos e vídeos produzidos por mim.

Dados da embalagem:
Arroz UNCLE BEN'S subgrupo parboilizado Classe Longo Fino Tipo 1 Original em saquinhos
Embalagem com 8 saquinhos (1kg)
Top de linha da marca.
Validade 01-05-2011
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=WzNfYEBQMC8&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=uhKVr_rh2_w&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=Ed_vAeu78_w&feature=player_embedded
Link...

http://www.teialivre.com.br/colaborativo/publish/direito-cidadao/Arroz-UNCLE-BEN-S-com-bicho.shtml

http://www.reclameaqui.com.br/1023535/masterfoods-brasil-mars-brasil-alimentos/denuncia-arroz-uncle-bens-com-bicho/

Selene Sidney disse...

Então quero ver eles explicarem isso!

Eu e minha família consumíamos há anos o arroz subgrupo parboilizado Classe Longo Fino Tipo 1 Original em saquinhos, produto top de linha da marca UNCLE BEN'S que é vendido a um preço mais caro do que o arroz comum.

Sempre comprei acreditando na qualidade do produto, mas me supreendi ao cozinhar o arroz , pois estava cheio de lagartas.

Verifiquei os pacotes que ainda não haviam sido cozidos e encontrei as larvas vivas andando dentro dos pacotinhos do arroz.

A embalagem estava lacrada e dentro do prazo de validade.

Atenção consumidor: não compre os produtos da empresa Masterfoods, especialmente o arroz UNCLE BEN'S.

A empresa não tem cuidado e a mínima higiene para produzir alimentos. É um caso para o Procon e vigilância sanitária!

Abaixo os dados a embalagem, fotos e vídeos produzidos por mim.

Dados da embalagem:
Arroz UNCLE BEN'S subgrupo parboilizado Classe Longo Fino Tipo 1 Original em saquinhos
Embalagem com 8 saquinhos (1kg)
Top de linha da marca.
Validade 01-05-2011

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=WzNfYEBQMC8&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=uhKVr_rh2_w&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=Ed_vAeu78_w&feature=player_embedded

Links
http://www.teialivre.com.br/colaborativo/publish/direito-cidadao/Arroz-UNCLE-BEN-S-com-bicho.shtml

http://www.reclameaqui.com.br/1023535/masterfoods-brasil-mars-brasil-alimentos/denuncia-arroz-uncle-bens-com-bicho/