quarta-feira, 11 de março de 2015

Querida EU mesma de 10 anos atrás - Querida Lanna



Olá, menina. 

Tô sabendo que a vida não está fácil pra você nesse 2005. Mas senta aqui e escuta o que eu te digo: vai melhorar, vai melhorar muito. 

Tá certo, você não vai mudar para califórnia tão cedo. E aquele seu plano de viajar o mundo você vai realizar um pouco de cada vez, como a maioria das pessoas. Não amiga, você não ganha na loteria, nem vira uma rock star. Mas nada disso é ruim...

Tire essa mágoa dos teus pais do peito: eles erraram muito, mas guardar essa dor só faz mal para você e pra mais ninguém. A vida é feita de escolhas, e se manter em sofrimento é uma das piores.
Você ainda briga muito com o Opa, né? 

Pois repense. Ele sempre foi difícil, eu sei, então agora você evita as visitas a todo custo e não telefona há muito tempo. Ele faz muito por você, sem que você repare. Nos próximos anos você vai fazer o jogo dele: A cada provocação, você responde com uma guinada incrível na vida, só pra provar a ele que pode – e ele sabia disso desde o princípio. 

Depois que o Opa se for, você vai descobrir que ele te amava, só não sabia muito bem como demonstrar. Foram as intempéries da vida endureceram demais aquela casca.

E a vózinha, essa mulher forte e corajosa que sempre te apoiou em tudo, vai ficar bem mais frágil com o tempo. Te aconselho a treinar a paciência agora, porque ela vai precisar do teu coração aberto, e de toda a doçura que você tiver para oferecer.

Sua irmã, essa miniatura pentelha escandalosa aí do lado, vai crescer e se tornar uma das melhores e mais próximas pessoas da sua vida. E quanto ao seu irmão, não pega no pé dele pelos doces não! E pare agora de tirar sarro do peso dele, porque isso é cruel e errado.

Eles fazem parte daquele grupo de pessoas lindas que em 2005 você ainda não consegue ver: a parte da sua família capaz de qualquer coisa para que você seja feliz. Não importa que ninguém entenda sua estrutura familiar, e que a tua seja tão diferente das outras. 

Você foca tanto no que está errado, que não consegue ver a maravilhosidade do que está em volta. Fica a minha dica para vida: foca no que é bom. 

Ao contrário do que dizem, seus melhores amigos continuam aí, do teu lado, e de quebra, você vai ser tia torta de um bando de crianças lindas. A vida muda, claro, mas os mais importantes continuam parte de você, como sempre. 

E não se iluda: Eles vão continuar se metendo na sua vida, enchendo o saco e brigando quando você erra – só que em 2015 você entende a importância deles e acha ótimo.

Já esse bofe lindo que acabou de conhecer: tá certinho, é o cara. Deixa o medo de lado e se joga! Eu sei que te magoaram antes e confiar é difícil, mas ele vai mudar sua vida, de maneiras que você nem imagina. Ele vai dividir contigo o coração, a vida, a casa, os gatos, as irmãs, os pais, gente que vai te receber com todo o carinho do mundo. 

Ele também vai dividir a conta de um sofá carérrimo que você resolveu comprar e não conseguiu pagar. E nem vai jogar na tua cara o quão estúpido foi escolher um enorme sofá branco, que hoje é quase marrom e mal cabe na sala...

Pra terminar: Você vai perceber, com o tempo, que a vida está do seu lado. As coisas vão acontecer sempre da melhor maneira, e você vai até agradecer pelo que deu errado antes. Parece demagogia, mas eu juro que não é. Confie em você, confie na vida, confie no futuro. É só o que te falta.  

Com amor, 
Lanna.

0 comentários: