sexta-feira, 14 de maio de 2010

Geração Ctrl + c Ctrl + v

Tem uma coisa que anda me irritando bastante nos últimos dias.
Essa coisa de "internet é território sem lei" e blablabla.
No blog rola uma coisa mais ou menos assim:

Existem 3 ou 4 blogs mais conhecidos sobre fofocas e celebridades, nesta pegada de tirar sarro da notícia.

Lógico que as pessoas comparam entre eles, isso faz parte (eu acho). Mas o que as pessoas tem que entender é que a menos que role uma cópia de fato, cada um faz a sua piada em cima da mesma notícia.

Lógico que às vezes rola de todo mundo fazer a mesma piada óbvia, coisa que inclusive os leitores pensam: porra, achei a mesma coisa quando vi essa notícia.

Não existe essa competição que algumas pessoas insistem em criar. T
odo mundo tem liberdade pra abrir várias abas no seu navegador e ler ao mesmo tempo todos os blogs, ao invés de ficar enchendo nosso saco dizendo que fulano copiou ou copiamos o fulano. Isso sim enche o saco de todo mundo de verdade.

A gente dá o nosso melhor para os leitores, não pra superar o outro. Se a gente tá mais inspirado e faz o melhor, que ótimo. Mas pelo menos pra mim tanto faz se as pessoas leem todos ou só o nosso.

A intenção é se divertir e a partir do momento em que nos preocuparmos com o que escrevemos, a idéia inicial do blog já era.

Isso é bem diferente de pegar um post nosso, copiar ele na íntegra e não dar créditos. Isso, além de falta de criatividade é falta de CARÁTER, pois admitir que alguém escreveu algo bonito, engraçado ou inteligente, dar os créditos pra pessoa que teve a idéia que você NÃO TEVE, não é feio e não diminui ninguém.

Fazemos tanta questão dessa interação no Morri que se um leitor manda uma notícia bacana ou uma idéia interessante, a gente sempre abriu as portas do blog pra postar e dar os créditos pra eles.

Nunca precisamos copiar merda alguma de ninguém, nunca precisamos usar post alheio só pra encher linguiça no blog, porque quando a gente tá sem inspiração, simplesmente não publica nada lá e o povo que frequenta já está até acostumado com a nossa preguiça que surge de vez em quando. Aliás, isso e bem mais sincero do que ficar roubando idéia alheia.

Já no Twitter existe outra coisa chata:

O Twitter tem uma ferramenta que tem exatamente esta característica: O RT. Ele serve pra você escrever algo que não pensou mas achou legal, dando os créditos pra quem escreveu.

Se você não faz isso, ou é burro e não sabe como funciona o twitter, ou é um canalha sem criatividade.

Pegar uma idéia de outra pessoa e usá-la como se fosse sua é muito feio. É babaquice, porque sempre vai ter alguém que vai ver o que você fez e quem vai passar por idiota é você.

Esses blogs novos surgiram como um novo suspiro numa era de Ctrl + c que estava imperando na internet. Posso listar vários blogs criativos pra caramba, de pessoas pensantes que fugiram daquela coisa de simplesmente compilar idéias dos outros em um só blog sem dar créditos, como o nosso famoso Kibe Loco faz há tempos.

Posso parecer bem radical com uma coisa pequena, mas sabe, eu dou muito valor às minhas idéias. Copiar em 140 caracteres pra mim é a mesma coisa que copiar um texto do meu blog, porque eu não me canso de dar RT em pessoas bacanas, de indicar perfis legais que twittam coisas interessantes e me sinto passada pra trás sim com cópias descaradas.

Porque eu não sei de vocês, mas as minhas palavras são extremamente importantes pra mim. Eu literalmente vivo disso. E além dos 140 caracteres ou não, acho mesmo que as pessoas tem que começar a valorizar o próprio pensamento, agregar o que os outros tem a oferecer e dividir isto da maneira que lhe convém melhor, mas sem simplesmente copiar.
Mas isso é opinião minha, sei lá.

4 comentários:

Fran Alves disse...

Concordo e assino embaixo , as pessoas precisam ler e entender que é interessante valorizar e ter ética com o trabalho do outro.
bjs
Fran

@evenunes_ disse...

Oi Bic. Eu te dou 100% de razão nesse ponto. Eu também morro de raiva sempre que descubro que alguém copiou meus tweets na cara de pau, sem dar créditos. O RT tá aí pra isso. Já cansei de ver tweets meus copiados por aí, e o pior, não adianta falar nada... pq a cara de pau é tão grande que às vezes a pessoa não se dá nem ao trabalho de pedir desculpas, ou colocar os créditos depois. É triste, revoltante. Mas, fazer o quê né.

*Fê* disse...

Bacana, Bic!
Ainda acredito na Ética...
bj

anonimo de salvador disse...

pqp, sou fã da BIC!

concordo em nº, gênero e grau!

bjos!